O que é um corretor de seguros de automóveis?

Como escolher um corretor para comprar o seguro?

Um agente cativo que trabalha para uma única companhia de seguros de automóveis pode ter informações mais detalhadas sobre os produtos dessa empresa, mas um corretor independente pode ajudá-lo a comparar taxas entre várias companhias de seguros e escolher a melhor política para suas necessidades. Um corretor também pode lhe dar conselhos sobre quanta cobertura comprar.

Quando você compra um seguro de carro, suas tarifas são determinadas por vários fatores, incluindo idade, CEP, endereço, histórico de direção (incluindo acidentes ou violações passadas), pontuação de crédito e a marca e modelo do carro que você dirige.

A quantidade de cobertura que você comprar também afetará suas taxas de seguro de carro. Embora seu estado possa exigir um nível mínimo de cobertura, como quase todo estado, provavelmente você deve adquirir mais seguro do que o necessário.

Detalhes que o corretor de seguros precisa detalhar para você.

Digamos que seu estado exija que você tenha 40.000 em cobertura de responsabilidade por danos materiais. Se você é o motorista culpado de um acidente que resulta em 60.000 em danos à propriedade, você estaria perdendo pelo menos 20.000 restantes.

É por isso que é interesante definir limites de responsabilidade mais altos do que o exigido pelo seu estado. Você provavelmente também desejará uma cobertura que não é exigida por lei, como cobertura de colisão e cobertura abrangente . Um corretor de seguro pode ajudá-lo a decidir quais tipos de cobertura incluir e quanto que você vai precisar.

Quando você trabalha com um corretor de seguros de automóveis, eles enviam todas essas informações; Quanta cobertura você deseja, além de todas as suas informações pessoais básicas, a todas as empresas com as quais trabalham. Dessa forma, o corretor pode obter uma variedade de cotações de seguro de carro ao mesmo tempo, em vez de enviar essas informações repetidamente para cada empresa de seguro de carro individualmente.

Um corretor de seguros de automóveis não pode necessariamente oferecer um negócio melhor do que qualquer outro corretor ou agente. Isso ocorre porque as taxas de seguro são altamente regulamentadas pelo governo estadual, com base em uma “tabela de tarifas” negociada com as operadoras de seguros. Mas o corretor pode ajudá-lo a entender como suas necessidades de seguro de carro são refletidas em suas tarifas e garantir que sua cobertura seja suficiente.

Os corretores solicitam cotações de seguro de carro – o valor estimado que você pagará em prêmios quando a apólice estiver em vigor – de companhias de seguros, mas talvez não consiga efetivamente fazer a apólice para o cliente. Nesse caso, eles o enviariam à seguradora para a etapa final. A companhia de seguros paga ao corretor uma comissão pelos pagamentos do prêmio do segurado.

Os corretores de seguros devem ser licenciados pelo escritório de seguros do seu estado. Isso significa não apenas fazer uma aula e passar no exame de seguro para obter a licença do corretor, mas também fazer aulas de educação continuada e renovar a licença a cada dois anos. Cada estado tem suas próprias leis e regulamentos sobre seguro.

Quanto custa usar um corretor de seguros de automóveis ?


Na maioria dos casos, o uso de um corretor para comprar seguro de carro não custa nada diretamente. No entanto, alguns podem cobrar uma taxa dos corretores de seguros por seus serviços, cujo valor é regulado por lei estadual. Seu estado também pode regulamentar quando o corretor pode cobrar a taxa – às vezes, o corretor não pode receber tanto uma taxa quanto uma comissão -, bem como determinar que o corretor assine um contrato de taxa com você.

corretor de seguros de automóveis

Sempre pergunte ao seu corretor antecipadamente sobre as taxas de corretores associadas ao seu serviço. Os corretores apenas com taxas são raros; portanto, é mais provável que seu corretor trabalhe sob comissão das várias companhias de seguros de automóveis com as quais faz parceria.

Quem paga um corretor corretor de seguros de automóveis ?


Os corretores recebem uma porcentagem dos prêmios de seguro, chamados de comissão. Assim como as taxas, a lei estadual regula quanto de uma porcentagem o corretor pode receber. A comissão é dividida em seus custos, portanto, a compra de uma política por meio de um corretor não acarreta nenhum custo extra para você.

O que é um corretor de seguros de automóveis?.Veja também; As 10 melhores praias do Brasil

Como os corretores trabalham com várias operadoras de seguros de automóveis e são pagos independentemente da escolha, não devem ter nenhum incentivo financeiro para empurrá-lo para uma operadora em detrimento de outra. Em vez disso, eles devem ajudá-lo a avaliar suas opções e escolher a melhor política para suas necessidades.