CURIOSIDADE

Quanto ganha um Gestor Financeiro?

Muitas empresas fica preocupada quanto ganha um gestor financeiro, todos sabemos a importância de um profissional qualificado para atuar a analisar sua marca, qualquer empresa que deseje sucesso e uma posição de destaque no mercado, precisa colocar o planejamento, a organização, a disciplina e o comprometimento como prioridades.

Portanto, é necessário uma gestão empresarial sólida eficiente e qualificada, com departamentos que desempenhem bem suas funções atingindo suas metas e, focados nos objetivos que orientam o desenvolvimento do empreendimento.

Neste contexto, o Gestor Financeiro, um profissional estratégico e fundamental em qualquer empresa – seja ela grande ou pequena – exerce um papel vital não apenas na saúde financeira, mas, também, no crescimento positivo dos negócios.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre este profissional, suas funções e responsabilidades. Acompanhe a leitura!

O que é um Gestor financeiro?

O gestor financeiro é o profissional responsável pela gestão financeira de uma empresa, em outras palavras, é ele quem mantém a empresa dentro dos eixos quando o assunto é dinheiro e tem como principal atribuição a preservação de sua saúde financeira.

Veja Também
Qual o melhor app de finanças pessoais?
Como organizar as contas do mês?
A mágica dos juros compostos – como calcular no celular

É ele quem vai administrar, analisar e estruturar todos os processos relacionados às movimentações financeiras do negócio dentro de planejamentos e práticas eficientes. 

Este profissional tem uma atuação decisiva no presente e no futuro de qualquer instituição, e sua ausência, ou a falta de um bom gestor, pode trazer sérios problemas, como

  • Falta de controle sobre as finanças; 
  • Avaliações equivocadas sobre a situação real da empresa;
  • Perdas de oportunidade de crescimento e investimentos;
  • Falência.

Quanto ganha um gestor financeiro?

Para atuar como Gestor Financeiro, é preciso ser qualificado e ter formação específica em áreas como Administração, Contabilidade ou Economia, esta profissão garante não apenas ótimas oportunidades de emprego, mas a possibilidade de ganhar bons salários.

Segundo o site Vagas, a média salarial para o profissional é de R $3.260,00, mas algumas variáveis podem fazer a diferença, e proporcionar salários maiores ou menores, como tempo de experiência, se a empresa é grande ou pequena, qual instituição atua etc.

O que faz um gestor financeiro?

Quanto ganha um Gestor Financeiro?
Foto: reprodução | Quanto ganha um Gestor Financeiro?

Um gestor financeiro pode ocupar cargos e atuar como analista, consultor, assessor do mercado financeiro e assistente e são muitas as tarefas sob sua responsabilidade. Dentre elas estão:

1. Controle de Fluxo de caixa

O Gestor financeiro vai atuar para que a empresa mantenha sua organização e controle financeiros, e sejam alcançadas as metas e os objetivos evitando riscos desnecessários.

Ele vai cuidar do cumprimento do orçamento e todos os procedimentos relacionados à área financeira, como:

  • Contas a pagar e receber;
  • Rotinas fiscais;
  • Produção de relatórios e documentações;
  • Pensar em medidas para prevenir perdas, reduzir gastos e aumentar a lucratividade.2. Análise e otimização das decisões

As atuais mudanças nas perspectivas empresariais, onde muito mais do que números, é preciso pensar nas pessoas e na valorização de processos mais humanizados, o Gestor financeiro passa a estar à frente de decisões estratégicas, que garantam a satisfação de todos os envolvidos, e que visem melhorar a cadeia produtiva e o sucesso dos negócios. 

3. Auxílio na precificação de produtos e serviços

Para muitos empreendedores, a precificação de seus produtos e serviços é um desafio, e para garantir a cobrança de valores justos, competitivos e que não prejudiquem o lucro, é fundamental o auxílio do gestor financeiro. Seu papel será:

  • Analisar os preços de venda no mercado e os custos relacionados ao produto;
  • Auxiliar na conquista de credibilidade da marca;
  • Avaliar os investimentos e os gastos.

4. Realiza análise do mercado e os resultados alcançados

Para garantir a sobrevivência e o fortalecimento de uma empresa no mercado, bem como seu crescimento, o Gestor financeiro precisa projetar e entender as análises futuras do mercado, o que permite a reflexão sobre os caminhos financeiros da empresa e os resultados obtidos por meio dos relatórios.

5. Agregar valor ao patrimônio líquido da empresa

O gestor financeiro conta com métricas que conseguem oferecer um panorama sobre as vendas, as ações de marketing, a produtividade dos colaboradores, o feedback dos consumidores, etc., 

Isso contribui no planejamento dos negócios, no o funcionamento lucrativo das operações para que o patrimônio financeiro da empresa cresça dentro do esperado.

A importância de um Gestor financeiro é imensurável, e seu papel é crucial no sucesso dos negócios, permitindo um desenvolvimento saudável e sustentável de qualquer empresa.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Copyrighted.com Registered & Protected

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.