Como é calculado o seguro de carro?

O seu CEP ajuda calcular o seguro do seu carro

O seguro de carro é calculado em cima das suas informações, sua idade é onde você mora, serão analisados alguns fatores comuns que as empresas de seguros de carro exige para definir o valor do seu seguro do carro.

O valor que você paga pela apólice de seguro de carro é um reflexo da probabilidade de uma seguradora pensar que você deve fazer uma reclamação e do quanto essa reclamação é cara.

Aqui está um resumo dos principais fatores que ajudarão a determinar quanto você paga e como pode reduzi-lo.

Sua idade faz grande diferença de como é calculado o seguro de carro


A idade é um dos fatores mais significativos que as seguradoras usam para fazer o calculo de seguro de carro, e geralmente, os motoristas mais jovens têm menos experiência no volante do que os motoristas mais velhos, portanto, são estatisticamente mais propensos a se envolver em um acidente.

Isso significa que os motoristas com idades entre 17 e 25 anos geralmente paga mais caro para fazer o seguro do seu carro. O problema é que você não pode mudar nada, e com isso o calculo do seguro se torna mais alto.

Acredita-se amplamente que motoristas que atingiram 25 anos de idade obtenham instantaneamente preços mais baixos de seguro. Isso nem sempre é o caso, mas existem outras maneiras de jovens motoristas reduzirem o custo dos seguros.

Sua profissão poderá ajudar quando é calculado o seguro de carro.

Como é calculado o seguro de carro?

Existe certas profissões que você passa mais tempo na estrada, leva consigo equipamentos importantes ou trabalha em áreas de alto risco.

Devido à natureza estatística dos preços dos seguros, ocupações muito semelhantes geralmente podem ter uma diferença notável no preço.

Por exemplo, ser um “diretor de empresa” pode se tornar mais caro que “diretor de uma empresa”.

É por isso que é importante ser o mais preciso possível ao descrever sua ocupação quando for contratar o seguro do seu carro.

O valor do carro que você dirige interfere no preço do seguro.

Como seria de esperar, o tipo de carro que você dirige terá uma grande influência no valor pago pelo seu seguro.

Há algumas coisas que você precisa ter em mente ao analisar isso:

Para calcular o valor do seguro, o cep a onde você mora faz muita diferença, quanto mais caro for seu carro, mais caro vai ser a substituição caso ele seja roubado.

Os carros mais caros também podem custar mais para reparar, principalmente se forem raros e tiverem peças de reposição caras.

Mas não assuma que, só porque o seu próprio carro não vale muito, será barato para cobrir.

O seguro não é apenas para danos ao seu próprio veículo – ele também protege outros usuários da estrada contra acidentes que você pode causar.
Quanto mais rápido e poderoso for o seu carro, maior a probabilidade de ele estar envolvido em um acidente, e essas coisas custa caro. Então, geralmente, quanto maior o seu mecanismo, maiores os custos de seguro.

Modificações
Se você modificar seu carro para torná-lo mais poderoso ou parecer diferente, informe sua seguradora.

Provavelmente aumentará seu prêmio, mas se você não contar a eles, sua cobertura poderá ser inválida se você fizer uma reivindicação no futuro. Você pode descobrir mais em nosso guia sobre seguro de carro modificado .

Desejabilidade
Se você possui um carro particularmente desejável, sua seguradora pode considerá-lo em maior risco de roubo. Melhorar a segurança do seu veículo pode ajudar a compensar isso, com isso muita empresas de seguros de carro colocam ate rastreador para torna-los mais fácil de encontrar o carro em casso de roubo ou furto.

Onde você mora o cep postal também afeta o valor do seguro de carro.

Se você mora em uma área construída onde o risco de acidentes é geralmente maior, você paga mais. O mesmo se aplica se você morar em algum lugar com altos níveis de criminalidade veicular.

Isso pode variar mesmo entre CEP postais próximos. Um carro a duas ruas de distância pode ter preços significativamente mais altos porque fica perto de um trecho de estrada particularmente perigoso, por exemplo.

Segurança
Alarmes, imobilizadores ou outro tipo de segurança embutida podem ajudar a reduzir o valor do seu seguro, pois é provável que os ladrões mudem de ideia se souberem que o carro tem segredo ou rastreadores.

Além disso, onde você guarda seu carro quando não estiver em uso, afetará, Se o seu carro estiver estacionado na rua, é mais vulnerável ao roubo. Mas se você mantiver seu carro em um estacionamento com monitoramento de segurança ou em uma garagem segura, provavelmente o valor do seguro do seu carro será reduzido.

Como você usa seu carro
Se você usar seu carro para ir ao trabalho , provavelmente pagará mais pela cobertura do que se mantiver seu carro estacionado em casa durante a semana, pois estará dirigindo com mais frequência e em estradas mais movimentadas e os riscos de se envolver em um acidente ou ate mesmo ser roubado é maior.

Sua quilometragem anual também é considerada. Afinal, quanto mais você dirige, maior a probabilidade de se envolver em um acidente.

Seu histórico de condução e bônus sem reivindicações

Você tez alguma reclamação? Você perdeu algum ponto em sua habilitação? Esses fatores são significativos e as seguradoras considera muito quando vão fazer o calculo do seguro do seu carro..

Ao solicitar o seguro, você será solicitado a fornecer detalhes de quaisquer reivindicações feitas nos últimos cinco anos. Mesmo que você não tenha culpa, a reivindicação ainda provavelmente aumentará o preço do seguro

Para não perder dinheiro quando é calculado o seguro de carro

Se você não fez nenhuma reclamação por um ano ou mais, deve receber algum bônus de forma sem reivindicações.

A maioria das seguradoras aceita até cinco anos, com esse tempo sem se envolver em nenhum sinistro provavelmente o valor do seguro será reduzido.

Suas exigências

Quanto mais você concorda, menos seu seguro tende a custar, isso acontece porque você está assumindo uma quantidade maior de risco. Quaisquer pagamentos em potencial da sua seguradora são reduzidos, e reivindicações de baixo valor podem ser antieconômicas para você.

Por outro lado, se você não cometer nenhum excesso voluntário, a seguradora terá que pagar o valor total – menos o excesso obrigatório – no caso de uma reivindicação. Portanto, você pode enfrentar o seguro mais caro.

O tipo de seguro de carro você quer comprar

Como é calculado o seguro de carro?

Existem alguns níveis de cobertura de seguro de carro.

1 Somente de terceiros

2 Terceiros, incêndio e roubo

2 Danos da natureza

Somente para terceiros oferece o nível mais básico de proteção, enquanto abrangente inclui níveis extras de cobertura.

Você acha que, quanto mais alto o nível de cobertura, mais caros serão os seguros, mas esse nem sempre é o caso.

Vale a pena conferir o preço que você pagará por cada nível de cobertura, pois alguns motoristas acham que podem obter mais por menos.